Terra de Israel (do hebraico ארץ ישראל Eretz Yisrael) é um termo histórico que designa dentro da tradição judaico-cristã o território dado aos antigos israelitas e hoje (de forma mais restritiva) ao Estado de Israel. A maioria dos religiosos judeus e cristãos crêem que estes limites serão restabelecidos quando da vinda do Messias.

De acordo com a tradição judaico-cristã a Terra de Israel era no passado a região de habitação de diversos povos semitas conhecidos biblicamente pelo nome de cananitas. Possivelmente os hebreus era um destes muitos povos, o qual posteriormente desenvolveu a crença monoteísta e o conceito de nação escolhida pelo Criador do Universo. Isto fica explícito na literatura bíblica quando no livro de Bereshit (Gênesis) D-us promete eliminar os povos da região de Canaã devido aos pecados acumulados destes e dar suas terras a Abraão e sua descendência devido a sua fidelidade a D-us (Gênesis 15:18-21 ).

Com o êxodo do povo de Israel do Egito e o início das guerras de conquista de Canaã o território foi sendo ocupado ainda que muitas nações não tenham sido exterminadas como era príncipio a Vontade de D-us. No entanto é difícil se crêr que o tamanho do território ocupado seja o mesmo que posteriormente será atribuído na Bíblia. Provavelmente no período tribal os israelitas devem ter continuamente se envolvido em guerras de conquista e só alcançariam seu "tamanho final" na época da monarquia de Davi e Salomão.