A MPORTANCIA

<>“Naquele dia, farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos; todos os que a erguerem se ferirão gravemente; e, contra ela, se ajuntarão todas as nações da terra”. (Zc 12.3)

Há muito tempo, a Igreja negligencia a importância de Israel para o próprio Cristianismo. Desde que a Igreja promulgou a teologia da substituição, alegando que a negação da nação judaica acerca de Jesus ser o messias esperado por Israel encerrou as bênçãos de Deus sobre Israel, instalou-se o erro em nosso meio.
Israel e a Igreja são dois povos diferentes! O primeiro deles posto em ciúmes por causa do segundo. O segundo, reunido por causa da rebeldia do primeiro.
É claro que a interação entre os dois povos não termina por aí. Só existem duas vindas do messias graça a ignorância de Israel em reconhecê-lo.
Sendo assim, sua primeira vinda foi marcada pela atitude do servo sofredor, da ovelha muda, do cordeiro de Deus. Sua segunda vinda será em poder e glória, exercendo justiça com pulso firme, típico do leão da tribo de Judá. Os judeus só compreenderam a segunda vinda do messias e por isso não reconheceram o servo sofredor.
A Parábola do bom samaritano é de fundamental interpretação! O Bom samaritano é Cristo, negligenciado pelo seu próprio povo; o homem jogado no meio do caminho é uma representação clara de estado de Israel e o estalajadeiro é uma clara representação da Igreja, cuidando de Israel e de todos os demais até que Ele volte.
A existência de Israel é importantíssima para o Cristianismo, mas não estamos preocupados com o destino daquelas pessoas que negaram o próprio Cristo, muito embora, a escritura seja clara que a posição que tomamos com relação a Israel define se estaremos em benção ou maldição, “Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar...”. (Gn 12.3)
Em nossos dias, a posição mundial é clara! Israel está abandonado ao largo no meio do caminho, o EUA retirou sua mão protetora sobre Israel. As notícias sobre aquele pequenino país aumentam, gradativamente, dia após dia, conforme as próprias escrituras afirmaram de antemão que seria.
A Igreja deve olhar para Israel, pois ele é o ponteiro de Deus no relacionamento humano.